
DESAFIO DE INOVAÇÃO INSTITUTO 3M – 2025
Para participar preencha o formulário de inscrição até o dia
05 de março/2025
Formação gratuita. Vagas limitadas.
O Programa Desafio de Inovação Instituto 3M tem como principal objetivo formar professores na orientação de projetos investigativos de iniciação científica, a partir das diretrizes curriculares para o novo ensino médio.
Ao longo da formação o professor terá acesso a métodos e ferramentas para orientar alunos em sala de aula e desenvolver projetos para feiras de ciências.
Integram o programa, o curso de Formação de Professores e a Mostra de Ciências e Tecnologia Instituto 3M
Esta formação contribui para efetivação do Programa Pré-Iniciação Científica e Empreendedorismo, instituído pela SEE-SP pela resolução SE 67 de 9/11/2018 (http://siau.edunet.sp.gov.br/ItemLise/arquivos/67_18.HTM?Time=29/07/2020%2005:22:18)
QUEM PODE PARTICIPAR DA FORMAÇÃO
Professores que lecionam do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, ensino médio ou técnico em escolas públicas, das regiões metropolitanas de Campinas, de Ribeirão Preto e de Sorocaba, que se interessam por ciências e que querem contribuir para uma educação empreendedora.
O programa disponibiliza 250 vagas para 2025.
CRITÉRIOS DE SELEÇÃO
- Professor de Unidade de Ensino pública da região metropolitana de Campinas, de Ribeirão Preto e de Sorocaba;
- Professor de Ciclo II, Ensino Médio ou Técnico
- Professor de rede pública
Critérios de seleção em caso de vagas remanescentes:
Professor de Unidade de Ensino misto (Fundação, Instituição sem fins lucrativos,
Sesi, Senai, etc.) das regiões metropolitanas de Campinas, Ribeirão Preto e Sorocaba.
Professor de Unidade de Ensino pública e/ou Ensino misto (Fundação, Instituição
sem fins lucrativos, Sesi e Senai, etc.) fora das regiões metropolitanas de Campinas, Ribeirão Preto e Sorocaba.
Professor de Unidade de Ensino pública, que realizou o curso uma única vez, das regiões metropolitanas de Campinas, Ribeirão Preto e Sorocaba, para fins de
aprimoramento.
CONTEÚDO
- Introdução a abordagem de aprendizagem por projetos investigativos;
- Ferramentas para auxiliar o professor na prática de desenvolvimento de projetos científicos;
- Preparação para apresentação de projetos em feiras de ciências.
FORMAÇÃO
A formação contempla um curso com carga horária total de 120 horas, que compreende: 6 encontros formativos online e síncronos, estudos individuais com conteúdo online sobre Metodologia da Pesquisa e Orientação de Projetos de Iniciação Científica, interações com tutores e a orientação de pelo menos um projeto de pesquisa com alunos.
Os encontros formativos online são ministrados por especialistas em educação, engenharia e desenvolvimento de projetos investigativos e professores da rede pública com ampla experiência em orientação de projetos de alunos na Educação Básica.
Os encontros formativos serão gravados e poderão ser acessados posteriormente à data de sua realização.
O Programa contempla momentos de educação e interação à distância, possibilitando ampla autonomia e flexibilidade de estudos. As interações à distância são orientadas por tutores, professores com excelente histórico de participação em feiras de ciências.
Todas as atividades, encontros de formação, estudos individuais e tutoria serão online e síncronos pela Plataforma APICE, Aprendizagem Interativa em Ciências e Engenharia, https://apice.febrace.org.br/.
As datas dos encontros formativos e a tutoria, estão detalhados na tabela/cronograma abaixo.
AVALIAÇÃO E CERTIFICAÇÃO
Para obtenção do certificado do Programa de Formação para a Prática da Iniciação Científica e Tecnológica na Educação Básica 2025, o cursista será acompanhado e apoiado e deverá:
- ter frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) do total das atividades avaliativas programadas;
- ter média de aproveitamento com conceito Satisfatório, no total de atividades avaliativas;
Os cursistas receberão certificado de conclusão, totalizando 120 horas, endossado pelo Instituto 3M e pela FEBRACE.
As atividades avaliativas consistirão em:
- Participação nos encontros formativos e tutoria;
Orientação de pelo menos UM projeto de pesquisa investigativa de um grupo de até três alunos; - Orientação de alunos no preenchimento de um fichamento de uma leitura bibliográfica;
- Orientação de alunos no planejamento de uma pesquisa com preparação de um Plano de Pesquisa;
- Orientação de alunos para a elaboração de um relatório de pesquisa de um projeto científico demonstrando o uso do método científico ou de engenharia;
- Orientação de alunos na diagramação de um pôster de projeto científico para apresentação em feiras e mostras científicas.
Aproveitamento Satisfatório nas atividades avaliativas:
- Demonstrar práticas de orientação de alunos no desenvolvimento de projetos investigativos;
- Participar de, no mínimo, QUATRO encontros formativos com contribuição efetiva nas dinâmicas propostas;
- Apresentar produções dos alunos listadas nas atividades avaliativas dentro dos prazos estabelecidos.
MOSTRA DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA INSTITUTO 3M
- Mostra de projetos investigativos realizada anualmente ao final do Programa de Formação. Neste ano a 13ª Mostra de Ciências e Tecnologia Instituto 3M será realizada nos dias 22 e 23 de outubro de 2025.
- Os professores cursistas que efetivamente finalizarem o Programa de Formação, com direito a certificação, e, portanto, orientarem um projeto investigativo com um grupo de até 3 alunos concorrerão a 50% do total de vagas na 13ª Mostra de Ciências e Tecnologia Instituto 3M.
- A participação se dará por meio de inscrição do projeto e posterior seleção pelo Comitê de Avaliadores formado por pesquisadores e especialistas da instituição organizadora.
OBSERVAÇÕES
- Não haverá cobrança de taxa de inscrição para participação no curso de formação e na 13ª Mostra de Ciências e Tecnologia Instituto 3M;
- As despesas de locomoção para participar da 13ª Mostra de Ciências e Tecnologia Instituto 3M serão de responsabilidade de cada participante.
- Os professores deverão participar do curso fora do horário de trabalho.
CALENDÁRIO DE ATIVIDADES DA FORMAÇÃO
Os encontros formativos, os estudos individuais e as tutorias serão conduzidos online pela Plataforma APICE em um curso disponibilizado apenas para os professores selecionados na edição de 2025.
Os encontros formativos online serão ministrados das 13h00 às 16h30.
As tutorias online serão conduzidas das 19h às 20h.
Acesse o regulamento para acompanhar o cronograma detalhado dos encontros.
Atividade/mês | mar | abr | mai | jun | jul | ago | set | out |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Encontros formativos | 20 | 09 | 02 | 16 | 05 | 10 | ||
Tutorias | 01, 15, 29 | 13, 27 | 10, 24 | 12, 26 | 09, 23 | 07, 21 | ||
12ª Mostra de Ciências e Tecnologia I3M | 22 e 23 |
DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO
Iniciação científica: o que, por quê e como
Preparação – Discussão sobre a orientação de projetos: Importância da pesquisa investigativa, papel do professor orientador.
Levantamento de Problemas e formação de grupos: discussão de como iniciar um projeto de pesquisa, levantamento de temas, problemas e curiosidades, orientações sobre agrupamento.
O protagonismo juvenil e a BNCC: refletir sobre o papel do professor e atuação do aluno para um real protagonismo juvenil na escola disposto na BNCC diante dos itinerários formativos e projetos de vida
Diário de Bordo: Definição, importância do registro, precisão dos registros. Análise de exemplos e reflexão sobre o processo de registro de observações em um Diário de Bordo.
Visita à FEBRACE (presencial ou virtual): Importância de visitar e participar de feiras de ciências.
Tópicos sobre orientação de projetos investigativos: acesso a conceitos e ferramentas de orientação de projetos distribuídos em módulos com a possibilidade de estudos individuais online.
Planejamento de uma pesquisa científica
Canvas: apresentação de um modelo estrutural de pensar a pesquisa – estrutura
Plano de Pesquisa I: Importância, estrutura básica, detalhamento dos elementos necessários para elaborar um plano de pesquisa para um projeto.
Plano de Pesquisa II: Importância, estrutura básica, detalhamento dos elementos necessários para elaborar um plano de pesquisa para um projeto, como base para o relatório final.
Ética na pesquisa: Autoria, plágio e falsificação de dados.
Pesquisa Bibliográfica: Definição, orientação sobre como realizar uma pesquisa com cuidado e como citar corretamente outras pesquisas, citações direta e indireta. Observação de alguns exemplos, forma e precisão de citações.
Execução e análise de um projeto investigativo
Orientação de alunos na condução de um projeto de pesquisa investigativo – com apoio à distância por especialistas e tutores.
Levantamento de Dados: Tipos de dados, diferentes formas de realização de coletas de dados.
Análise de Dados: diferentes formas de apresentação dos dados relevantes.
Segurança na pesquisa: Medidas de segurança para realizar pesquisas com seres vivos, agentes biológicos e substâncias perigosas, ambientes.
Comunicação de pesquisa
Relatório de Pesquisa: Estudo dos elementos que compõem a estrutura básica de um relatório.
Conclusão e resumo: Importância da conclusão e de um bom resumo.
Apresentação Oral e Pôster: Postura, treinamento, importância da apresentação visual do pôster.