DESAFIO DE INOVAÇÃO INSTITUTO 3M – 2024

Para participar preencha o formulário de inscrição até o dia

09 de março/2024

Formação gratuita. Vagas limitadas.

Inscreva-se Regulamento

O Programa Desafio de Inovação Instituto 3M tem como principal objetivo formar professores na orientação de projetos de iniciação científica investigativos, a partir das diretrizes curriculares para o novo ensino médio.

Ao longo da formação o professor vai ter acesso a métodos e ferramentas para aplicar com alunos em sala de aula e desenvolver projetos para feiras de ciências. Integram o programa, curso de Formação de Professores e a Mostra de Ciências e Tecnologia Instituto 3M

Esta formação contribui para efetivação do Programa Pré-Iniciação Científica e Empreendedorismo, instituído pela SEE-SP pela resolução SE 67 de 9/11/2018 (http://siau.edunet.sp.gov.br/ItemLise/arquivos/67_18.HTM?Time=29/07/2020%2005:22:18)

O Programa Desafio de Inovação é uma iniciativa do Instituto 3M em parceria com o Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC) e apoio da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP). A Coordenação Científica do programa é da professora Roseli de Deus Lopes.

QUEM PODE PARTICIPAR DA FORMAÇÃO

Professores que lecionam do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, ensino médio ou técnico em escolas públicas, da região metropolitana de Campinas, Sorocaba e de Ribeirão Preto, que se interessam por ciências e que querem contribuir para uma educação empreendedora.

O programa disponibiliza 230 vagas para 2024.

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

  • Professor de Unidade de Ensino pública da região metropolitana de Campinas, Sorocaba e de Ribeirão Preto;
  • Professor de Ciclo II, Ensino Médio ou Técnico
  • Professor de rede pública

Critérios de seleção em caso de vagas remanescentes:

Professor de Unidade de Ensino misto (Fundação, Instituição sem fins lucrativos,
Sesi, Senai etc.) da região metropolitana de Campinas, Ribeirão Preto e Sorocaba.

Professor de Unidade de Ensino pública e/ou Ensino misto (Fundação, Instituição
sem fins lucrativos, Sesi e Senai etc.) fora da região metropolitana de Campinas,
Ribeirão Preto e Sorocaba.

Professor de Unidade de Ensino pública, que realizou o curso uma única vez, da
Região metropolitana de Campinas, Ribeirão Preto e Sorocaba, para fins de
aprimoramento.

CONTEÚDO

  • Introdução a abordagem de aprendizagem por projetos investigativos;
  • Ferramentas para auxiliar o professor na prática de desenvolvimento de projetos científicos;
  • Preparação para apresentação de projetos em feiras de ciências.

FORMAÇÃO

Contempla uma carga horária total de 120 horas, desenvolvido em 2 (dois) módulos semipresenciais, livres e interdependentes de 60h de duração cada, e a realização do curso na Plataforma APICE – Aprendizagem Interativa em Ciências e Engenharia e a orientação de projeto de pesquisa de alunos.

Os encontros formativos dos 2 módulos serão online e síncronos pela Plataforma Zoom, além de 2 encontros presenciais, conforme tabela/cronograma abaixo.

O Programa também contempla momentos de educação e interação à distância, possibilitando ampla autonomia e flexibilidade de estudos. As interações à distância são orientadas por tutores, professores com excelente histórico de participação em feiras de ciências. Os encontros online Traz pra Roda e Café no Alvo, também estão identificados na tabela/cronograma abaixo

 

AVALIAÇÃO

Para obtenção do certificado em CADA UM dos 2 módulos do Programa de Formação para a Prática da Iniciação Científica e Tecnológica na Educação Básica 2024, o cursista será acompanhado e apoiado e deverá:

  • ter frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) do total das atividades avaliativas propostas;
  • ter média de aproveitamento com conceito Satisfatório, no total de atividades avaliativas;
  • entregar, obrigatoriamente, o atestado de conclusão do curso online APICE;

As atividades avaliativas consistirão em:

Módulo 1:
Conclusão do curso online APICE e participação nos encontros formativos e reflexivos;
Orientação de pelo menos UM Plano de Pesquisa de grupo de até três alunos e participação nos encontros formativos e reflexivos;

Módulo 2:
Orientação e descrição detalhada da proposta metodológica para levantamento e análise de dados e participação nos encontros formativos e reflexivos;

Orientação de relatório e pôster de pelo menos UM projeto científico de seus alunos com conteúdo que demonstra uso do método científico ou de engenharia e participação nos encontros formativos e reflexivos.

Aproveitamento Satisfatório nas atividades avaliativas será atribuído para os cursistas que a CADA CURSO:

  • Participam de, no mínimo, TRÊS encontros com contribuição efetiva nas dinâmicas propostas;
  • Apresentam as atividades avaliativas dentro do prazo solicitado.

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

  • É possível ser certificado a cada um dos 2 cursos oferecidos.
  • A participação no curso 2 tem como pré-requisito a certificação do curso 1.

MOSTRA DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA I3M

  • Mostra de projetos investigativos realizada anualmente ao final do Programa de Formação. Neste ano a 12ª Mostra de Ciências e Tecnologia I3M será realizada em 6 e 7 de novembro de 2024.
  • Os professores cursistas que efetivamente finalizarem, com direito a certificação, os 2 cursos do Programa de Formação e, portanto, orientarem projeto investigativo com um grupo de até 3 alunos concorrerão a 50% do total de vagas na 12ª Mostra de Ciências e Tecnologia I3M.
  • A participação se dará por meio de inscrição individual e posterior seleção pelo Comitê de Avaliadores formado por pesquisadores e especialistas da instituição organizadora.

OBSERVAÇÕES

  • As despesas de transporte do professor cursista para os locais de encontros presenciais são de responsabilidade do mesmo;
  • Não haverá cobrança de taxa de inscrição para participação no curso de formação e na 12a Mostra de Ciências e Tecnologia Instituto 3M;
  • Os professores deverão participar do curso fora do horário de trabalho.

CERTIFICAÇÃO

Os cursistas receberão certificado de conclusão de cada módulo com carga horária de 60 horas, totalizando ao final dos quatro cursos 120 horas, endossado pelo Instituto 3M e pela FEBRACE.

PROGRAMAÇÃO – DESAFIO DE INOVAÇÃO INSTITUTO 3M – 2024

Encontro online pela plataforma Zoom – das 13h00 às 16h30. Para cursistas da Região Metropolitana de Campinas, Ribeirão Preto e Sorocaba.

Encontro presencial em Campinas e Ribeirão Preto – das 13h00 às 16h30, com os professores cursistas das respectivas regiões. Os cursistas da região de Sorocaba participam em Campinas.

Encontro Traz pra Roda – momento de reflexão e compartilhamento, das 17h às 18h
Encontro Café no Alvo – momento de apoio, das 17h às 18h

Acesse o regulamento para acompanhar o cronograma detalhado dos encontros.

Atividade/mês mar abr mai jun jul ago set out nov dez
Módulo 1 20
Presencial
09
online
02
online
             
Módulo 2       18
Presencial
  08
online
10
online
     

Traz pra Roda
online

  24       28   23    
Café no Alvo
online
    13     12 23      
12ª Mostra de Ciências e Tecnologia I3M                 06
e
07
 

Os cursistas selecionados participarão de um grupo fechado no Facebook. As orientações serão encaminhadas junto com a confirmação de participação.

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO

MÓDULO 1 – Iniciação científica: o que, por que e como

Preparação – Discussão sobre a orientação de projetos: Importância da pesquisa investigativa, papel do professor orientador.

Levantamento de Problemas e formação de grupos: Discussão de como iniciar um projeto de pesquisa, levantamento de temas, problemas e curiosidades, orientações sobre agrupamento.

O protagonismo juvenil e a BNCC: refletir sobre o papel do professor e atuação do aluno para um real protagonismo juvenil na escola disposto na BNCC diante dos itinerários formativos e projetos de vida.

Diário de Bordo: Definição, importância do registro, vantagens de usar um Diário de Bordo, cuidados com a precisão dos registros. Análise de exemplos e reflexão sobre o processo de registro de observações em um Diário de Bordo.

Visita à FEBRACE: Importância de visitar e participar de feiras de ciências.

Aprendizagem Interativa em Ciências e Engenharia (APICE): orientações de acesso e uso da plataforma de formação autoinstrucional (https://apice.febrace.org.br/), cujos conceitos desenvolvidos estão distribuídos nos módulos.

Planejamento de uma pesquisa científica

Canvas: apresentação de um modelo estrutural de pensar a pesquisa – estrutura

Plano de Pesquisa I: Importância, estrutura básica, detalhamento dos elementos necessários para elaborar um plano de pesquisa para um projeto.

Plano de Pesquisa II: Importância, estrutura básica, detalhamento dos elementos necessários para elaborar um plano de pesquisa para um projeto, como base para o relatório final.

Ética na pesquisa: Autoria, plágio e falsificação de dados. 

Pesquisa Bibliográfica: Definição, orientação sobre como realizar uma pesquisa com cuidado e como citar corretamente outras pesquisas, citações direta e indireta. Observação de alguns exemplos, forma e precisão de citações.

Orientação projetos de alunos – professor, com apoio à distância por especialistas e tutores, orienta grupo(s) de até três alunos na construção de projeto de pesquisa investigativo. 

Módulo 2 – Execução e análise de um projeto investigativo

Levantamento de Dados: Tipos de dados, diferentes formas de realização de coletas de dados.

Análise de Dados: diferentes formas de apresentação dos dados relevantes.

Segurança na pesquisa: Medidas de segurança para realizar pesquisas com seres vivos, agentes biológicos e substâncias perigosas, ambientes.

Orientação projetos de alunos – professor, com apoio à distância por especialistas e tutores, orienta e acompanha grupo(s) de até três alunos no desenvolvimento de projeto de pesquisa investigativo.

Comunicação de pesquisa

Relatório/artigo de Pesquisa: Estudo dos elementos que compõem um relatório/artigo, estrutura básica.

Conclusão e resumo: Importância da conclusão e de um bom resumo.

Apresentação Oral e Pôster: Postura, treinamento, importância da apresentação visual do pôster.

Orientação projetos de alunos – professor, com apoio à distância por especialistas e tutores, orienta grupo(s) de até três alunos na finalização e apresentação de projeto de pesquisa investigativo.