DESAFIO DE INOVAÇÃO INSTITUTO 3M – 2022

Selecionados Regulamento

O Programa Desafio de Inovação Instituto 3M tem como principal objetivo formar professores na orientação de projetos de iniciação científica investigativos, a partir das diretrizes curriculares para o novo ensino médio.

Ao longo da formação o professor vai ter acesso a métodos e ferramentas para aplicar com alunos em sala de aula e desenvolver projetos para feiras de ciências. Integram o programa, curso de Formação de Professores e a Mostra de Ciências e Tecnologia Instituto 3M

Esta formação contribui para efetivação do Programa Pré-Iniciação Científica e Empreendedorismo, instituído pela SEE-SP pela resolução SE 67 de 9/11/2018 (http://siau.edunet.sp.gov.br/ItemLise/arquivos/67_18.HTM?Time=29/07/2020%2005:22:18)

QUEM PODE PARTICIPAR DA FORMAÇÃO

Professores que lecionam do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, ensino médio ou técnico em escolas públicas, da região metropolitana de Campinas e da região metropolitana de Ribeirão Preto, que se interessam por ciências e que querem contribuir para uma educação empreendedora. 

O programa disponibiliza 200 vagas para 2022.

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

  • Professor de Unidade de Ensino pública da macrorregião de Campinas e da macrorregião de Ribeirão Preto;
  • Professor de Ciclo II, Ensino Médio ou Técnico
  • Professor de rede pública

CONTEÚDO

  • Introdução a abordagem de aprendizagem por projetos investigativos;
  • Ferramentas para auxiliar o professor na prática de desenvolvimento de projetos científicos;
  • Preparação para apresentação de projetos em feiras de ciências.

FORMAÇÃO

Contempla uma carga horária total de 120 horas, desenvolvido em 4 (quatro) cursos semipresenciais, livres e interdependentes de 30h de duração cada, e a realização do curso na Plataforma APICE – Aprendizagem Interativa em Ciências e Engenharia e a orientação de projeto de pesquisa de alunos.

Os encontros formativos dos 4 cursos serão online e síncronos, pela Plataforma Zoom.

A cada semestre será realizado um encontro Traz pra Roda, para compartilhamento de práticas e revisão de conteúdo.

O Programa também contempla momentos de educação e interação à distância, possibilitando ampla autonomia e flexibilidade de estudos. As interações à distância são orientadas por tutores, professores com excelente histórico de participação em feiras de ciências.

AVALIAÇÃO

Para obter o certificado da Formação para a Prática das Ciências na Educação Básica 2022, o cursista deverá:

  • ter frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) do total das atividades avaliativas propostas;
  • ter média de aproveitamento com conceito Satisfatório, no total de atividades avaliativas;
  • entregar, obrigatoriamente, o atestado de conclusão do curso online;
  • entregar, obrigatoriamente, um projeto de pesquisa científica com até 3 alunos, desenvolvido na Unidade de Ensino de atuação, dentro dos prazos estipulados em cronograma;

As atividades avaliativas consistirão em:

CURSO 1:  Conclusão do curso online APICE e participação nos encontros formativos e reflexivos;

CURSO 2: Orientação de pelo menos UM Plano de Pesquisa de grupo de até três alunos e participação nos encontros formativos e reflexivos; 

CURSO 3: Orientação e descrição detalhada da proposta metodológica para levantamento e análise de dados e participação nos encontros formativos e reflexivos;

CURSO 4: Orientação de relatório e pôster de pelo menos UM projeto científico de seus alunos com conteúdo que demonstra uso do método científico ou de engenharia e participação nos encontros formativos e reflexivos.

Aproveitamento Satisfatório nas atividades avaliativas será atribuído para os cursistas que a CADA CURSO:

  • Participam de, no mínimo, UM encontro presencial com contribuição efetiva nas dinâmicas propostas;
  • Apresentam as atividades avaliativas dentro do prazo solicitado.

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: 

  • É possível ser certificado a cada um dos 4 cursos oferecidos. 
  • A participação no curso 2 tem como pré-requisito a certificação do curso 1; 
  • A participação no curso 3 tem como pré-requisito a certificação do curso 2; 
  • A participação no curso 4 tem como pré-requisito a certificação do curso 3. 

MOSTRA DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA I3M

  • Mostra de projetos investigativos realizada anualmente ao final do Programa de Formação. Neste ano a 10ª Mostra de Ciências e Tecnologia I3M será realizada em novembro.
  • Os professores cursistas que efetivamente finalizarem, com direito a certificação, os 4 cursos do Programa de Formação e, portanto, orientarem projeto investigativo com um grupo de até 3 alunos terão direito, como orientadores ou como coorietadores, a UM projeto finalista na 10ª Mostra de Ciências e Tecnologia I3M, cuja participação se dará por meio de inscrição individual e posterior seleção pelo Comitê de Avaliadores formado por pesquisadores e especialistas da instituição organizadora.

OBSERVAÇÕES

  • As despesas de transporte do professor cursista para os locais de encontros presenciais são de responsabilidade do mesmo;
  • Não haverá cobrança de taxa de inscrição para participação no curso de formação e  na 10ª Mostra de Ciências e Tecnologia Instituto 3M;
  • Os professores deverão participar do curso fora do horário de trabalho.

CERTIFICAÇÃO

Os cursistas receberão certificado de conclusão de cada curso com carga horária de 30 horas, totalizando ao final dos quatro cursos 120 horas, endossado pelo Instituto 3M e pela FEBRACE.

PROGRAMAÇÃO – DESAFIO DE INOVAÇÃO INSTITUTO 3M – 2021

CALENDÁRIO DE ATIVIDADES ONLINE – FORMAÇÃO
Encontro online pela plataforma Zoom – das 13h30 às 16h30h. Para cursistas da Região Metropolitana de Campinas e de Ribeirão Preto

CALENDÁRIO DE ENCONTROS ONLINE – TRAZ PRA RODA
Encontro online pela plataforma Zoom – das 13h30 às 16h30h. Para cursistas da Região Metropolitana de Campinas e de Ribeirão Preto

Acesse o regulamento para acompanhar o cronograma detalhado dos encontros.

Atividade/mês mar abr mai jun jul ago set out nov
Curso 1 23 06              
Curso 2     5
17
           
Curso 3       14
29
         
Traz pra Roda       09          
Curso 4           16 14    
Traz pra Roda           30      
10ª Mostra de Ciências e Tecnologia I3M                 7 a 11

Os cursistas selecionados participarão de um grupo fechado no Facebook. As orientações serão encaminhadas junto com a confirmação de participação.

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO

CURSO 1 – Iniciação científica: o que, por que e como

Preparação – Discussão sobre a orientação de projetos: Importância da pesquisa investigativa, papel do professor orientador.

Levantamento de Problemas e formação de grupos: Discussão de como iniciar um projeto de pesquisa, levantamento de temas, problemas e curiosidades, orientações sobre agrupamento.

O protagonismo juvenil e a BNCC: refletir sobre o papel do professor e atuação do aluno para um real protagonismo juvenil na escola disposto na BNCC diante dos itinerários formativos e projetos de vida.

Diário de Bordo: Definição, importância do registro, vantagens de usar um Diário de Bordo, cuidados com a precisão dos registros. Análise de exemplos e reflexão sobre o processo de registro de observações em um Diário de Bordo.

Visita à FEBRACE: Importância de visitar e participar de feiras de ciências.

Aprendizagem Interativa em Ciências e Engenharia (APICE): orientações de acesso e uso da plataforma de formação autoinstrucional (https://apice.febrace.org.br/), cujos conceitos desenvolvidos estão distribuídos nos módulos.

CURSO 2 – Planejamento de uma pesquisa científica

Canvas: apresentação de um modelo estrutural de pensar a pesquisa – estrutura
Plano de Pesquisa I: Importância, estrutura básica, detalhamento dos elementos necessários para elaborar um plano de pesquisa para um projeto.

Plano de Pesquisa II: Importância, estrutura básica, detalhamento dos elementos necessários para elaborar um plano de pesquisa para um projeto, como base para o relatório final.

Ética na pesquisa: Autoria, plágio e falsificação de dados. 

Pesquisa Bibliográfica: Definição, orientação sobre como realizar uma pesquisa com cuidado e como citar corretamente outras pesquisas, citações direta e indireta. Observação de alguns exemplos, forma e precisão de citações.

Orientação projetos de alunos – professor, com apoio à distância por especialistas e tutores, orienta grupo(s) de até três alunos na construção de projeto de pesquisa investigativo. 

CURSO3 – Execução e análise de um projeto investigativo

Levantamento de Dados: Tipos de dados, diferentes formas de realização de coletas de dados.

Análise de Dados: diferentes formas de apresentação dos dados relevantes.

Segurança na pesquisa: Medidas de segurança para realizar pesquisas com seres vivos, agentes biológicos e substâncias perigosas, ambientes.

Orientação projetos de alunos – professor, com apoio à distância por especialistas e tutores, orienta e acompanha grupo(s) de até três alunos no desenvolvimento de projeto de pesquisa investigativo.

CURSO  4 – Comunicação de pesquisa

Relatório/artigo de Pesquisa: Estudo dos elementos que compõem um relatório/artigo, estrutura básica.

Conclusão e resumo: Importância da conclusão e de um bom resumo.

Apresentação Oral e Pôster: Postura, treinamento, importância da apresentação visual do pôster.

Orientação projetos de alunos – professor, com apoio à distância por especialistas e tutores, orienta grupo(s) de até três alunos na finalização e apresentação de projeto de pesquisa investigativo.